A diferença entre micropigmentação e tatuagem.

Em muitos casos, clientes que consideram a micropigmentação são expostos a informações falsas, o que muitas vezes acaba resultando em confusão e ambiguidade. Entre outros aspectos, inclui a desinformação sobre a diferença entre tatuagens corporais e micropigmentação, especialmente no que diz respeito à duração e às técnicas utilizadas.

Muitas vezes, as pessoas pensam que as tatuagens são para toda vida, enquanto a micropigmentação é temporária devido a profundidade da inserção do pigmento, o pigmento sendo injetado muito mais profundamente para tatuagens do que para  micropigmentação, isso não é verdade, a inserção de pigmento muito profundo na derme pode levar a cor a migrar e as vezes podem causar até mesmo hipertrofia na área tatuada.

Isso resulta em pseudo cicatrizes que fazem com que a tatuagem seja levantada. A única diferença está no tipo de pigmento utilizado, claramente existem grandes diferenças entre esses dois mundos, desde as movimentações que levam os clientes a considerarem essas práticas, até o equipamento usado. O equipamento de de tatuagem corporal, por exemplo, é muito mais barulhento, mais pesado e mais poderoso, porque precisa inserir agulhas muito grandes no corpo, incluindo magnums de até 40 agulhas por vez.

O equipamento utilizado para micropigmentação  é feito com mais foco no estilo e tem maior precisão, também vibram menos, pois as vibrações podem causar resultados técnicos inaceitáveis quando usadas no rosto. 

Na micropigmentação  são utilizados demógrafos, um equipamento extremamente sofisticado e inovador, uma peça de mão aliada dos profissionais de estética que buscam o melhor resultado em seu trabalho, pois são super dinâmicos e silenciosos, com pulsações controladas e agulhas relativamente pequenas, o que torna seu manuseio muito mais leve, seu formato ergonômico fino permite que o profissional aplique o pigmento precisamente com segurança. Atualmente a PMU Loja é responsável por comercializar  os três melhores e principais demógrafos do mercado: Linelle Two, Linelle Supreme e Linelle Facile, certamente um deles é perfeito para você.

Já nas tatuagens utilizam são utilizadas as máquinas de tatuagem, dispositivos mecânicos com sistema de bobina ou rotativos, tornando-as significamente mais pesadas e agressivas. Elas têm um ritmo mais poderoso, pois mais agulhas são introduzidas na pele ao mesmo tempo. O equipamento também é frequentemente usado para tatuagens paramédicas, pois é necessário uma máquina mais poderosa para trabalhar no tecido cicatricial, uma vez que é mais espesso e mais duro do que o tecido saudável.

Temos ainda diferentes tipos de aplicação de pigmentos, que mudam para cada procedimento, tendo em vista que seus objetivos são diferentes, enquanto a tatuagem busca criar desenhos na pele, a micropigmentação  repara pequenas falhas na pele, de maneira que fique o mais natural possível. As moléculas da tinta utilizada na micropigmentação  são mais espessas e concentradas, sendo assim, não penetram na camada mais profunda da pele, causando um efeito visivelmente mais natural. Já nas tatuagens as tintas são obtidas através da mistura de uma suspensão de corante que dá vida às cores marcantes e permite que ela penetre na camada mais profundas da pele, tornando assim, um resultado permanente. 

Vale lembrar que a duração de ambas é diferente, a micropigmentação , apesar do nome, não dura para sempre, pois sua aplicação é realizada na camada mais superficial da pele, que se renova todos os dias, e ainda sofre contato direto com outros fatores que podem acelerar ainda mais esse processo, como a exposição ao sol por exemplo, que ajuda no processo de descamação da pele, por isso é recomendado que seja feito o retoque após um tempo, caso queira manter o resultado com excelência. Já a tatuagem é reconhecida justamente por ser um procedimento estético permanente, pois atinge as três camadas da derme, penetrando mais profundamente na pele, garantindo um resultado definitivo, porém, a tatuagem tende a clarear conforme o passar dos anos, justamente pelo fato da pele se renovar todos os dias, mas o desenho nunca sai.

Enquanto a micropigmentação  foi criada para gerar um resultado sutil e natural, a tatuagem foi feita para brilhar e se destacar na pele, apesar de serem procedimentos parecidos, as técnicas utilizadas são diferentes para cada uma.

 

Gostou do artigo? Saiba mais em https://www.pmuloja.com.br/pmu_br/dermografos-amiea