Cursos de micropigmentação e formação para micropigmentadores

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Além de formar profissionais e ajuda-los a aperfeiçoar as técnicas, os cursos de micropigmentação ajudam a melhorar o mercado.

O mercado de beleza é um dos segmentos que apresentam maior crescimento no Brasil, refletindo o perfil do brasileiro que valoriza a aparência e o bem-estar. A micropigmentação vem acompanhando esse ritmo e a constante busca pela capacitação, por parte dos profissionais que atuam nessa área, vem se tornando fundamental para aperfeiçoar os trabalhos.

São inúmeros cursos de micropigmentação disponíveis no mercado, com vistas à formação, atualização ou reciclagem dos profissionais dessa área da beleza, colaborando para mudar o panorama do setor. Esses cursos são a resposta a quem quer traçar um bom caminho profissional, já que hoje em dia existe uma maior percepção sobre a necessidade de investir na carreira para melhorar o currículo e se manter competitivo no mercado.

Vale considerar que o conhecimento deve ser ampliado e aprofundado constantemente para que o profissional tenha acesso às novas técnicas e formas de lidar com o público cada vez mais exigente. Assim, os cursos de micropigmentação estão sempre evoluindo e é dever do profissional acompanhar esse movimento, investindo sempre na reciclagem de conhecimentos e técnicas.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Como funcionam os cursos de micropigmentação?

Com aulas teóricas e práticas, os cursos de micropigmentação em geral visam uma qualificação adequada, com uma especialização mais aprofundada. Alguns deles oferecem opções online e presencial, para teoria e prática.

Dos básicos, dirigidos às pessoas que desejam iniciar na carreira, aos avançados, que atendem às necessidades de atualização e ampliação dos conhecimentos de quem já atua na área, os cursos de micropigmentação são muito procurados por autônomos, empreendedores e profissionais que desejam atuar em salões de beleza e centros de estética.

A maioria dos cursos de micropigmentação preparam profissionais que já atuam no mercado como designers de sobrancelhas e querem atender a essa demanda. Por meio de aulas teóricas e práticas, eles desenvolvem conhecimentos sobre o atendimento ao cliente; a biossegurança, com as ações que devem ser adotadas para não comprometer o meio ambiente nem a saúde humana; a colorimetria, ciência das cores e suas relações com o matiz, dos pigmentos orgânicos e inorgânicos, das marcas que têm ANVISA.

Os cursos de micropigmentação abordam também as técnicas degradê, fio a fio, esfumada e realista; o visagismo, a harmonização da sobrancelha com a face; a pele e a reação aos pigmentos, e os fototipos. Outro tema de grande importância é o desenho, já no início da parte prática, com a pele sintética.

O que considerar na hora de escolher cursos de micropigmentação?

De acordo com a micropigmentadora Patrícia Fraga, do canal Micropigmentador de Sucesso (YT), primeiramente é preciso prestar atenção na estrutura dos cursos de micropigmentação. Para ela, quem busca aprender todas as técnicas num curso só precisa entender que não é bem assim que a banda toca, principalmente se ainda está na fase de se ambientar à profissão.

Escolher entre os cursos de micropigmentação o que ofereça menos técnicas de uma vez, mas que seja ministrado em vários dias, ou seja, com longa duração, é o que vai trazer melhor proveito, segundo a especialista. Um curso que ensine só técnica fio a fio, por exemplo, ou só shadow, outro para aprender olhos e mais um para a boca são os melhores caminhos para o futuro profissional.

Quanto aos custos, a profissão de micropigmentador é de alto investimento, principalmente para os bons cursos. Aliás, esse quesito inclui também o dermógrafo. O material fornecido nos cursos de micropigmentação é importante, algumas escolas fornecem até o dermógrafo aos alunos no ato da inscrição. Mas nem sempre se trata de um bom equipamento para trabalhos com precisão, com baixa vibração, pois ficaria inviável. Sendo assim, o aluno já deve ter em mente que terá de adquirir um bom dermógrafo profissional depois que concluir os cursos.

Vale destacar também a importância de contar com a assessoria dos instrutores depois de finalizar qualquer dos cursos de micropigmentação, já que é praticamente impossível aprender tudo em cada um. O aluno vai conhecer a técnica, mas as dificuldades vão aparecer no dia a dia.

Para os clientes, na hora de optar por algum profissional ou estabelecimento, o que pesa são aspectos como a qualificação e atualização do profissional, bem como a qualidade no atendimento. Cabe a quem está interessado em seguir carreira nesse mercado, altamente rentável e de concorrência acirrada, estar bem preparado.

Conhecer os principais dermógrafos do mercado também faz parte da evolução profissional e isso pode ser feito com uma visita à PMU Loja https://www.pmuloja.com.br/pmu_br/blog   responsável por comercializar os modelos Linelle Two, Linelle Supreme e Linelle Facile. https://www.pmuloja.com.br/pmu_br/comparacao-de-maquinas-amiea