Dicas sobre o mercado de micropigmentação

Mercado de micropigmentação está entre os mais promissores do segmento de beleza.

O setor de beleza e estética vem alcançando bons resultados nos últimos anos, mesmo em tempos de instabilidade econômica. Não é sem motivo que o Brasil já ocupa o terceiro lugar no mercado de estética mundial, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

Informações do Euromonitor, divulgadas pela imprensa, dão conta de que até 2021 o número de salões de beleza informais deve crescer pelo menos 5% no Brasil e as estimativas para todo o setor neste ano apontavam para um crescimento de 14,3% no País.

O mercado de micropigmentação se destaca entre as principais áreas desse segmento e não é de hoje: há quatro anos o design de sobrancelhas já movimentava 250 milhões de reais, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), divulgado pela mídia.

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A melhora nas condições de crédito vem sendo apontada como uma das causas do sucesso e crescimento desse mercado, pois levou as clínicas a investirem em equipamentos modernos e os pacientes a procurá-las. Assim, o mercado de micropigmentação se popularizou bastante nos últimos anos, principalmente no que diz respeito às sobrancelhas. 

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A seguir, destacamos 11 dicas importantes sobre o mercado de micropigmentação:

1 – O campo bem amplo de atuação, a alta demanda do público e o rápido retorno financeiro são as principais vantagens do mercado de micropigmentação. Por outro lado, essas características vêm atraindo o interesse de muita gente para esse mercado, que já começa a conviver com certo temor da saturação.

2 – Quem se prepara adequadamente encontra boas oportunidades e estabilidade no crescente mercado de micropigmentação. Assim, investimentos em formação de qualidade, especializações e bons equipamentos fazem o diferencial competitivo dos profissionais.

3 – O crescimento do mercado de micropigmentação demonstra forte potencial para a empregabilidade, além da conquista de resultados. Por movimentar a economia, o mercado de estética conta com muitos investimentos e estudos para o lançamento de novos aparelhos e ativos cosméticos, o que configura uma indústria que faz uso da tecnologia.

4 – A qualidade do serviço é fundamental no mercado de micropigmentação. Encantar o cliente ou não coloca-lo em risco traz a valorização do profissional. Passar orientações quanto ao procedimento, evitar fazê-lo em casos de contraindicação e orientar os cuidados pós-micropigmentação são obrigações do profissional. É bom lembrar que as pessoas gostam de procedimentos bem feitos e não se importam em pagar mais por isso;

5 – O mercado de micropigmentação atende também a área de saúde. Em alguns casos, os profissionais podem realizar procedimentos de correções em manchas de pele ou até mesmo na reconstrução da aréola mamária, recuperando a autoestima.

6 – O mercado de micropigmentação, além das sobrancelhas, inclui o contorno dos lábios e o delineado dos olhos. Embora não sejam novidades, esses procedimentos têm sido muito procurados e trazem mais opções de rendimento ao profissional. As técnicas têm como objetivo deixar os lábios e o contorno dos olhos com um desenho esteticamente equilibrado.

7 – O marketing é estratégico no mercado de micropigmentação. Assim, atender de forma personalizada, com atenção à recuperação do cliente e recomendações específicas, é muito importante. A presença nas redes sociais também faz a diferença para a clientela, bem como promoções periódicas e eventos que também ajudam a atrair e fidelizar o público.

8 – Investir em portfólio é um passo importante no mercado de micropigmentação. Com ele é possível mostrar os cursos e trabalhos realizados e as certificações obtidas. O Instagram é um excelente canal para divulgar informações e manter contato com clientes, obviamente em um perfil exclusivo para uso profissional.

9 – A precificação do trabalho deve ser feita com bom senso, evitando promoções muito abaixo do valor do mercado de micropigmentação, ainda que o profissional esteja em início de atividades. O raciocínio parte do fato de que apenas profissionais qualificados estão aptos a realizar esse tipo de trabalho. O conhecimento específico tem influência direta no valor do serviço e o cliente sabe disso.

10 – A apresentação pessoal merece atenção redobrada e o mercado de micropigmentação valoriza isso. Optar por um visual clean é um bom caminho. No atendimento, não é permitido esquecer as luvas descartáveis, os óculos apropriados e as máscaras ou protetores respiratórios.

11 – O mercado de micropigmentação mostra que um bom instrumento de trabalho faz toda a diferença no resultado final. Atualmente esse instrumento é o dermógrafo, que garante um trabalho mais preciso e um resultado mais natural. Na hora de comprar, escolha uma loja especializada, como a PmuLoja, que disponibiliza as opções de dermógrafos profissionais da marca líder de mercado, a Amiea, e ainda mantém um blog com informações importantes.

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