Diferentes tipos de dermopigmentação 

A chamada dermopigmentação se trata de uma técnica de maquiagem permanente que busca reproduzir padrões de maquiagem com uma pigmentação permanente na derme. É através desse procedimento que é possível corrigir pequenas falhas do corpo de um modo muito aproximado do natural.

 

Existem alguns campos de aplicação diferentes para a dermopigmentação, cada um com sua própria particularidade e uso diferente de técnicas. Entre elas estão:

 

Maquiagem permanente (micropigmentação)

 

Mais conhecida como micropigmentação, este tipo de aplicação diz respeito ao rosto, mais comumente intervindo nas sobrancelhas, lábios e olhos, com o objetivo de restaurar a harmonia e equilíbrio, tornando o olhar mais atraente e definido. Os motivos para um cliente buscar esse tipo de procedimento podem variar, corrigindo assimetrias, definindo formas, enfatizando partes do rosto, ou simplesmente para a conveniência do dia-a-dia de substituir rotinas regulares de maquiagem.

 

Tatuagem paramédica

 

Esta atividade complementa a cirurgia estética e visa solucionar defeitos estéticos causados por operações cirúrgicas ou doenças. Isso inclui reconstrução de aréolas, cobrindo cicatrizes resultantes de cirurgias, cobrimento de cicatrizes em geral, manchas de hiperpigmentação ou hipopigmentação e correção de vitiligo e estrias.

 

Pigmentação de couro cabeludo 

 

Voltada para o tratamento de calvíce e cicatrizes de transplantes capilares, essa especialização é a porta de entrada mais comum no mundo da dermopigmentação para homens. Esta prática é frequentemente feita para completar a cirurgia de transplante de cabelo e diferentes técnicas podem ser usadas para criar uma aparência raspada, de cabelos curtos ou ainda, mais densa.

 

Tatuagem corporal 

 

A tatuagem é uma das formas de dermopigmentação mais conhecidas e cultuadas no mundo. Trata-se de um desenho permanente feito na pele através pigmentos por agulhas que registram emoções através da arte. Embora esta prática compartilhe certos fundamentos mentais com os outros setores, suas técnicas, equipamento e pigmentos usados são diferentes.

 

As aplicações variam de acordo com a técnica utilizada, porém no âmbito geral, partilham do mesmo conceito, com exceção das tatuagens, que utilizam outras técnicas de pigmentação. 

 

A principal diferença entre a dermopigmentação e a micropigmentação, está na profundidade que agulha penetra na pele, enquanto a dermopigmentação aplica a técnica até a derme da pele, a micropigmentação atinge apenas a epiderme, uma camada mais superficial de pele, que pode necessitar de retoque após um tempo.

 

Quanto tempo dura a dermopigmentação?

 

O tempo do procedimento pode variar de acordo com cada caso, mas no geral, estima-se a duração entre uma hora à uma hora e meia, o resultado pode ser percebido imediatamente após o procedimento e nos primeiros dias ocorre um clareamento de até 50%. 

 

A durabilidade costuma ser grande, sendo necessário refazer o processo apenas após um ano, para retocar e corrigir falhas do tempo.



Alguns cuidados antes de realizar a dermopigmentação.

 

Para o sucesso do procedimento, alguns fatores são essenciais, entre eles está o uso de equipamentos adequados e de qualidade, e saber como escolher esses materiais é de extrema importância para o profissional, pois assim, ele pode identificar qual o melhor aparelho que atende às suas necessidades. A Amiea trouxe ao Brasil três opções de dermógrafos: Linelle Two, Linelle Supreme e Linelle Facile, certamente um deles será perfeito para você.

 

Qualificação e excelência da parte do profissional, pois realizar este tipo de procedimento envolve mais do que apenas técnica, é necessário cuidado e profissionalismo para entregar ao cliente o melhor resultado, garantindo satisfação e muitas vezes, ajudando a melhorar a sua auto-estima, pois estes tipos de procedimentos são na maioria das vezes voltados para uma satisfação pessoal, e como profissional estético, o seu dever é de alcançar todas as expectativas do cliente.

 

Adquira conhecimento sobre a combinação de cores para compreender melhor como administrar a mistura de pigmentos de acordo com a cor de pele de cada cliente.

 

Tome todos os devidos cuidados com higiene e segurança, em tempos de pandemia, a necessidade de se prevenir ficou ainda maior, lembre-se sempre de manter seu ambiente de trabalho higienizado e devidamente equipado. Sempre abra embalagens de materiais descartáveis na frente do cliente e passe as orientações sobre como ocorrerá o procedimento, isso gera calma e maior segurança.

 

Como profissional, oriente o cliente com os cuidados pós tratamento, explicando sobre como funciona o processo de cicatrização e quais são as recomendações necessárias para um resultado excelente.  

 

Gostou deste artigo?

Para maiores informações acesse: https://www.pmuloja.com.br/pmu_br/dermografos-amiea