Ficha de anamnese: o que é e qual a sua importância.

O que é e para que serve?

A ficha de anamnese é nada mais que uma entrevista realizada pelo profissional para conhecer melhor o seu cliente, é através dela que é possível descobrir se o cliente possui alguma doença que possa interferir no tratamento, se possui alergia a algum dos componentes utilizados no procedimento, se já foi realizado algum procedimento parecido antes, entre outros itens essenciais para um trabalho com resultado de excelência. 

A anamnese possui técnicas e passos para ser aplicada, e é de extrema importância que ela seja o primeiro procedimento a ser realizado, para depois ser feita uma avaliação da pele e possa ser indicado qual o melhor tratamento para aquele cliente.

Além disso, a ficha de anamnese auxiliará a compreender melhor quais são os objetivos do cliente, trazendo mais confiança para a o profissional que aplicará a técnica e colocando em evidência alguns fatores para que o procedimento seja realizado da maneira correta, eliminando possíveis contraindicações, garantindo mais credibilidade nos procedimentos que serão realizados.

Outro benefício da sua utilização é a ficha de aplicação da cliente, que conterá qual técnica foi utilizada durante o procedimento, o mapping e outras informações que auxiliaram na manutenção futuramente.

Roteiro de perguntas importantes.

Na hora de montar a ficha, algumas perguntas podem variar de acordo com o tipo de procedimento estético que será realizado, mas entre as principais que devem aparecer estão:

Identificação do cliente: contendo nome, endereço, telefones, sexo, idade, etnia, profissão, local de trabalho, nacionalidade e outros dados considerados relevantes para o caso específico.

Causa: O que levou o cliente a procurar por este tipo de procedimento, qual sua principal queixa.

Procedimentos anteriores: Se o cliente já realizou algum procedimento parecido antes e quais foram os resultados.

Uso de medicamentos: Verificar se o cliente faz uso de medicações contínuas e em caso de ser do sexo feminino, faz algum tipo de reposição hormonal?

Atividades físicas: o cliente é sedentário? Pratica algum tipo de atividade física que pode interferir nos resultados do procedimento?

Fuma e/ou ingere bebidas alcoólicas: Para o caso de respostas positivas, anotar também com que frequência.

Alergias: O cliente possui algum tipo de alergia? Quais tipos de cosmeticos costuma utilizar? Faz uso de protetor solar para a pele?

Animais de estimação: Possui animais de estimação que podem causar alergias?

Trabalho: Qual tipo de profissão o cliente exerce? Trabalha em um ambiente que possui algum nível de insalubridade?

Doenças anteriores: A cliente já sofreu algum tipo de doença que possa influenciar no resultado do procedimento?

Rotina: Como é o sono do cliente? Como costuma ser sua alimentação? Quais as principais atividades executadas durante o dia-a-dia.

É possível acrescentar ainda outras perguntas de acordo com o tipo de procedimento que será realizado, mas no geral, essas são as questões essenciais que deverão aparecer na sua ficha de anamnese.

Separar um tempo para realizar essa entrevista com o seu cliente é importante para levantar os dados fundamentais para indicar o melhor procedimento que atenderá as necessidades do mesmo, além de garantir a segurança do tratamento e evitar possíveis acidentes que poderão comprometer o resultado da técnica.

Após finalizar a ficha de anamnese parta para uma inspeção visual, onde você deverá avaliar todos os aspectos da pele da cliente e fazer as anotações cabíveis sobre quaisquer possíveis observações que poderão causar um resultado diferente do esperado ou interferir no processo de cicatrização.

Utilize também de recursos fotográficos que facilitarão ainda mais o seu trabalho e darão mais credibilidade ao seu tratamento, uma vez que você passa a identificar seus clientes por foto, ampliando ainda as opções de demonstração de resultados, mostrando o antes e depois do procedimento e possibilitando uma melhor observação no retorno para manutenção.

Ao unir todos esses recursos a sua ficha de anamnese estará completa com excelência e garantirá a você uma grande aliada para orientar e escolher o tratamento adequado para cada cliente, além disso, ela também vai auxiliar na elaboração de novas propostas e no acompanhamento do quadro de tratamento. 

Aqui na PMU loja temos uma linha completa de equipamentos para extensão de cílios Cilux, com garantia de material de qualidade.


Gostou desse artigo? Saiba mais em https://www.pmuloja.com.br/pmu_br/blog.