17/08/2022

Você sabe o que é Colour Index Internacional?

Você sabe o que é Colour Index Internacional?

Se você trabalha na área da dermomicropigmentação, provavelmente já escutou falar em Colour Index Internacional, Colour Index ou sua abreviação C.I.

Quando eu me deparei com esse termo, eu já estava anos na área, e fez muito sentido entender sobre Colour Index. Olhava rótulos de maquiagem e até de embalagem para ver se eu identificava essas sequencia numérica. Foi tão libertador, que quero compartilhar um pouco sobre isso aqui.

Quando compramos uma tinta para micropigmentação, muitas vezes falamos que compramos um “pigmento”. Não que esteja totalmente errado, você realmente comprou pigmentos, mas, também comprou os diluentes (veículos), que quando misturados se tornam uma “tinta”. É como comprar um bolo e dizer que comprou trigo. Anos atrás ficou entendido que “tinta” seria de tatuagem e “pigmento” para dermomicropigmentação, mas precisamos de uma vez por todas começar a usar a terminologia certa. Se for falar que usa tal “pigmento”, fale os C.I. e não o nome da cor comercial da marca. Eu costumava falar muito isso, eu mesmo me policio, pois são anos falando do jeito errado.

O pigmento é a parte sólida da tinta, é um pó muito fino que muda a cor da luz que o recebe, que na realidade, esta cor é dada por uma questão de absorção e refração de luz. É um pouco confuso quando não está claro o que é COR, mas esse tema deixo para outro texto. Veja o vídeo que eu gravei, onde explico um pouco do assunto. Clique aqui para assistir.

Mas entenda que os pigmentos não emanam cor, precisam de luz direta para que ele refletir a cor pretendida. Por isso a luz do seu meio influencia na aparência do seu trabalho. Em uma sala toda escura, a única cor visível é o preto. Só de curiosidade, os emissores de luz, como os painéis de LED, televisores e até este por onde estas lendo agora, computador ou provavelmente celular, ajustam-se as cores em um painel de configuração, que tem que são letra e não numero: GRB (Verde, vermelho e azul), que são as cores primárias (explico mais no texto de cores). Nestes casos, não precisa de luz direta, já que o mesmo é a sua própria fonte de luz, na sala escura, ele é capaz de emitir cores, sem precisar de pigmentos ou corantes para colorir a tela. Legal saber disso neh?!

Continuando... O que é Colour Index afinal?

               Colour Index Internacional, que em português quer dizer “Índice Internacional de Cores”, que é um banco de dados de referência mundial mantido conjuntamente pela AATCC - American Association Textile Chemists and Colorists (Associação Americana de Químicos e Coloristas Têxteis) que é a maior associação sem fins lucrativos, líderando os atendimentos aos profissionais têxteis desde 1921. E pela SDC - Society of Dyers and Colourists (Sociedade de Tintureiros e Coloristas) que fornece desenvolvimento de métodos de teste, materiais de controle de qualidade e networking profissional para membros em cerca de 60 países. É a principal instituição de caridade educacional independente mundialmente conhecida pela dedicação ao avançando da ciência e tecnologia da cor em todo o mundo. 
               Por isso o Colour index ganhou apreço mundial, e está estabelecido como o método de classificação de corante e pigmento mais confiável do mundo, e seu desenvolvimento contínuo garante que continue sendo um recurso vital para sua base diversificada de usuários e fidedigno em projetos de larga escala. É usada por muitos segmentos de diferentes mercado em todo o mundo, como os setores de cosméticos, higiene pessoal, têxtil, e pela indústria de tintas em geral, inclusive as tintas para a tatuageme e as nossas de dermomicropigmentações. 
               Os detalhes sobre os produtos atuais do mercado são atualizados sempre que necessário essas informações (fornecidas pelas próprias empresas) precisam estar em conformidade para os muitos padrões diferentes em todo o mundo, inclusive consta com cores que já não estão mais disponíveis, esse histórico é muito rico. 
               Toda a cor usada no mundo, à maioria delas na verdade, esta relacionada neste catálogo do Colour Index, que foi publicado impresso pela primeira vez em 1924, atualmente o banco de dados é on-line.
O Catálogo apresenta mais de 44.700 produtos individuais e mais de 11.600 nomes genéricos tipos de cores. Uma nomenclatura aceita universalmente para corantes e pigmentos;
               Em resumo é como uma “Impressão digital” exclusiva da cor, que fornecem informações, incluindo Nome Genérico do Índice de Cores, Índice de Cores. Número da Constituição, estrutura química, tipo químico, primeiro fabricante conhecido, Matiz, Números de registros. Como as nossas digitais que nos deixam unicos no mundo. 
               Usamos a abreviação – C.I. antes de uma sequência numérica, que já foi inicialmente criada com cinco dígitos para ter espaço para futuros corantes e pigmentos estruturalmente semelhantes receber números na sequência de suas bases e da estrutura da química correta. Consequentemente, corantes e pigmentos quimicamente relacionados, pertencente a diferentes classes de aplicação, podem ser encontrados juntos. Mas, desde 1997, no entanto, novas divulgações receberam números de seis dígitos para aliviar o congestionamento em certas áreas. 
               Em geral, encontramos os pigmentos Orgânicos com as numerações de 10.000 á 76.999 e os pigmentos Inorgânicos com numerações de 77.000 até 99.000 (umas das exceções é o Carbon Black que é orgânico 77266). 
               Cada país existe legislação que permite o uso de certos pigmentos para ser “implantada” na pele, a amiea entende e possibilita isso através de uma da linha de alto desempenho que´foi desenvolvida de pigmentso organicos – Organicline. Muito bem aceita em todo o mundo, que oferece perfeição de cor personalizada na mais alta qualidade.
               Esta linha é formulada sem óxidos de ferro que são pigmentos inorganicos. Tem uma boa fixação e ótima cobertura.
               Em sua composição, têm um solvente inovador que foi especialmente projetado para fornecer os pigmentos orgânicos mais facilmente à pele, assim como o álcool reduzido também diminui a secagem da cor durante o processo de pigmentação. Na composição das tintas esses veículos de emoliência e outros componentes mantem a assepsia da tinta após aberto. Além disso, as cores oferecem resultados de implantação otimizados devido à melhor viscosidade e fluxo de pigmentos.  Seus ingredientes cosméticos e farmacológicos de alta qualidade são produzidas com água 100% purificada e esterilizadas via processo de radiação gama. Não há adição de conservantes, são livres de parabenos e pigmentos azo, e não há ingredientes de origem humana ou animal.
               Fabricado na Alemanha com certificado ISO 13485, os mais altos padrões de qualidade e higiene, de acordo com a Material Safety Data Sheets (MSDS) (fichas de dados de segurança do material). Todas as cores, já estão em conformidade com ResAP (2008).

Na OrganicLine Amiea basicamente se encontram cinco tipos de pigmentos que fazem as mais de 50 cores do catálogo.

  • 77891: Branco – Dióxido de titânio é o único inorgânico da linha que é usado para dar mais estabilidade com cobertura mais opaca. Também usado para clarear as cores.
  • 77266: Preto – Carbon Black, fundamental nas cores de castanhos ou deixar as outras cores mais escuras.
  • 56110: Vermelho 254- Proporciona uma cor de vermelho mais fechado, usado muito nos castanhos e cores labiais.
  • 65300: Vermelho 177 – Vibrante e usado nas tintas labial.
  • 56300: Amarelo 138 – Vibrante e com ótima estabilidade.

As matérias-primas utilizadas na fabricação da tinta são inócuas para a saúde. Mesmo assim é obrigatório ter registro na ANVISA para garantir que estão dentro das normas estabelecidas pela na Resolução – RDC 55, de 06 de agosto de 2008, que trata sobre o registro destes produtos nacionais ou importados.

Legal néh?! Agora se você pegar a sua base ou protetor, com certeza você vai encontrar C.I 77891 que é o Dióxido de titânio que é de longe o pigmento branco mais usado no mundo.

Espero que te ajude essas informações.

Até a próxima.

 

Vânia Machado

  • Visagista, esteticista e dermomicropigmentadora
  • Treinadora Amiea
  • Coordenadora cientifica dos congressos Estética In pelo Brasil