02/12/2022

5 motivos para usar pigmento orgânico na sua micropigmentação

5 motivos para usar pigmento orgânico na sua micropigmentação

Mais seguro e livre de metais pesados, o pigmento orgânico vem se tornando tendência mundial

Palavra-chave: pigmento orgânico

Muito se fala sobre as técnicas de micropigmentação mas pouco sobre as cores, que vêm de um pigmento orgânico ou inorgânico. Muitos profissionais têm dúvidas a respeito e, principalmente, sobre de que maneira eles podem interferir no trabalho. Para as clientes, o que importa é o resultado, mas o profissional sabe que para chegar ao melhor deve contar com produtos mais seguros que darão a cor com a qualidade desejadas.

Até 10 anos atrás eram poucas as opções de produtos disponíveis no mercado. Não havia uma fiscalização clara da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA para a tatuagem e micropigmentação, nem produtos regularizados. Os estudos sobre o assunto seguiam a passos lentos.

Hoje, muito se avançou nessa área e a dúvida agora está na escolha entre pigmento orgânico e inorgânico. Ambos são produzidos industrialmente e a diferença é que o orgânico é feito a partir de derivados de petróleo. Engana-se quem pensa que o termo orgânico tem a ver com natural, vindo de animais e plantas. Ele vem da química orgânica, da cadeia de carbono e hidrogênio que, por meio de processos físicos e químicos, transforma-se nas mais variadas cores.

Diferente do pigmento orgânico, o inorgânico é derivado de metais como ferro, cobre, crômio, chumbo, cádmio, entre outros. Encontrados na natureza, os óxidos de ferro podem ser sintetizados em laboratórios, o que os torna mais livres de metais pesados.

No entanto, o alto custo de produção desse tipo de pigmento cada vez mais escasso tem levado a indústria a investir nos orgânicos, que se tornaram tendência mundial.

Com o pigmento orgânico em alta, destacamos 5 motivos para usá-lo:

1 – O pigmento orgânico tem a permeabilidade facilitada ao entrar na pele, por isso dura mais, enquanto o pigmento inorgânico, devido sua estrutura química maior, se mantém mais na superfície;

2 – Na pele, o pigmento orgânico tem um brilho maior, enquanto o inorgânico entrega tons mais opacos como resultado;

3 – Embora tenha a tendência de apresentar coloração cinza com o tempo, o pigmento orgânico é mais fácil de remover com o laser e despigmentantes;

4 – O menor risco de alergia, sem dúvida, está no pigmento orgânico, uma vez que não possui dióxidos de metais;

5 – Os pigmentos para lábios sempre serão orgânicos pois as tonalidades, vermelha e laranja, são encontradas somente na química orgânica.